Estarão abertas a partir desta terça-feira (3) as inscrições para a seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 112 mil vagas para o ensino superior em instituições particulares em todo o ano de 2026. O cadastro deve ser feito no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies.
Entre as regras de seleção, os inscritos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação. Ainda é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863).
As Faculdades Promove e Kennedy, em Belo Horizonte, estão entre as instituições participantes do Fies 2026. Serão 3.905 vagas em ambas as unidades, que contam com mais de 60 cursos presenciais e EAD, como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Gastronomia, Medicina Veterinária, dentre outros.
Diretor acadêmico do Promove, Natanael Aleva chama a atenção para outro ponto, o Programa Universidade para Todos (Prouni), que recebeu inscrições até a semana passada. O professor destaca que candidatos que conseguiram a bolsa de 50% por meio do ProUni ainda podem se inscrever para o Fies, recebendo a cobertura integral da mensalidade.
Ele não pagará praticamente nada. O financiamento total será quitado somente após a formatura. Muitas vezes, a pessoa diz que não tem condição de pagar nada, mas, se ela conseguiu o ProUni de 50%, ainda é possível conseguir o Fies para cobrir os outros 50%”.
Candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso
A classificação no processo seletivo do Fies será de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição entre os 20 e 24 de fevereiro.
O que é o Fies?
O Fies é o programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas. Anualmente, o programa gerido pelo MEC tem dois processos seletivos regulares, um por semestre letivo. E também processos seletivos para vagas remanescentes, que ocorrem após os processos regulares, com o objetivo de preencher vagas eventualmente não ocupadas.
* Com informações da Agência Brasil
FONTE: HOJE EM DIA

