Interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem fazer as inscrições. O candidato pode se cadastrar em até três cursos e alterar as escolhas até sexta-feira (6), quando terminar o prazo.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo do 1º semestre vai ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários para 19.834 cursos. A previsão é que, em 2026, sejam ofertadas 112.168 vagas.
As Faculdades Promove e Kennedy, em Belo Horizonte, estão entre as instituições participantes do Fies 2026. Serão 3.905 vagas em ambas as unidades, que contam com mais de 60 cursos presenciais e EAD, como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Gastronomia, Medicina Veterinária, dentre outros.
Diretor acadêmico do Promove, Natanael Aleva chama a atenção para outro ponto, o Programa Universidade para Todos (Prouni), que recebeu inscrições até a semana passada. O professor destaca que candidatos que conseguiram a bolsa de 50% por meio do ProUni ainda podem se inscrever para o Fies, recebendo a cobertura integral da mensalidade.
Ele não pagará praticamente nada. O financiamento total será quitado somente após a formatura. Muitas vezes, a pessoa diz que não tem condição de pagar nada, mas, se ela conseguiu o ProUni de 50%, ainda é possível conseguir o Fies para cobrir os outros 50%”.
Para mais informações, estudantes podem procurar a Central de Atendimento ao Aluno das faculdades Promove e Kennedy, pelo número 31 99566-8630.
Quem pode participar do Fies 2026?
Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Enem a partir da edição de 2010, com média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos. O candidato não pode ter zerado a prova de redação. Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Como será a classificação dos candidatos?
De acordo com o MEC, a classificação será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
A classificação vai respeitar a seguinte ordem de prioridade
- candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Quando sai o resultado do Fies 2026
O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Segundo o MEC, cada candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.
De 20 a 24 de fevereiro, os pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição.
Lista de espera é automática
Estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única, de acordo com a pasta, estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento de vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.
* Com informações da Agência Brasil
FONTE: HOJE EM DIA

