Quatro pessoas de uma mesma família morreram soterradas na zona rural de Eugenópolis, na Zona da Mata de Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (10). As vítimas, atingidas pelo deslizamento em meio ao forte temporal que castiga a região, eram um casal e seus dois filhos, de 15 e 20 anos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, embora tenha considerado inicialmente o rompimento de um açude, a Defesa Civil confirmou após análise técnica que a tragédia foi causada por um deslizamento de massa lateral provocado pelo excesso de chuva.

As equipes de busca e salvamento localizaram os corpos durante escavações no terreno atingido, e os restos mortais foram encaminhados à Polícia Civil para os procedimentos legais.

Além do soterramento, as chuvas causaram transtornos na infraestrutura local, com a interdição parcial do km 279 da BR-356, na Serra da Pratinha, devido à queda de barreiras e pedras. Apesar da conclusão do serviço de limpeza na rodovia, as autoridades mantêm o alerta para o risco de novos deslizamentos no trecho.

Com as mortes em Eugenópolis, o total de mortes em decorrência das chuvas na Zona da Mata subiu para cinco nas últimas horas. Em Muriaé, cidade vizinha situada a cerca de 25 km, um homem também morreu soterrado enquanto dormia em uma residência na Estrada Fazenda da Conceição, após a queda de uma barreira que tomou o imóvel com lama.

Segundo a Defesa Civil Estadual, a última atualização de mortes para o período chuvuso contava 5 óbitos. Se confirmadas, o número de mortos poderá subir para 10.

FONTE: HOJE EM DIA